História do Papercraft

Esta é uma arte muito antiga de modelismo, os japoneses e os chineses, já a desenvolviam através dos origamis e kaigamis ainda na idade média, consiste em construir modelos em três dimensões através de folhas de papel, que posteriormente são pintados...

No século passado, antes do advento do plastimodelismo, era um hobby muito popular na Europa e nos Estados Unidos, com o surgimento da internet e da popularização dos computadores na década passada esse passatempo meio esquecido ganhou outro ânimo, com a comunicação entre entusiastas, surgimento de home pages com centenas de modelos disponíveis para download gratuitamente. Além do que, existem uma série de modelos comerciais provenientes na sua maioria da Europa Oriental (onde por uma série de razões esse hobby se manteve vivo durante os tempos da cortina de ferro e da guerra fria), as marcas mais famosas são: Maly Modelarz, GPM, Modelik/Modelcard, Halinski, Betexa, Schreiber Bogen, Model Kartonowego Fama, Wilhelmshavner, Fiddlers Green e outras.

Com o renascimento desse hobby surgiram também empresas digitais onde você pode baixar o modelo, é o caso da Modelart, Kancho Iliev, Thai Paper Work, Marek Pacinski e outras, em geral esses modelos tem excelente qualidade e retratam aviões civis e militares, tanques e outros AFV, navios, naves espaciais, personagens de games, arquitetonicos e outros.

Fonte: Um mundo em 3D

domingo, 2 de maio de 2010

C - 130 Hecules da FAB




Maquete: C - 130 FAB

A Força Aérea Brasileira recebeu seus primeiros três C-130E em 1964. Outras cinco aeronaves se juntaram a frota até 1968. Estas aeronaves equiparam o 1º/1º Grupo de Transporte. Em 1969, foram recebidos três SC-130 para busca e salvamento (SAR) para equipar o 1º/6º Grupo de Aviação e, a partir de 1988, para o 1º/1º Grupo de Transporte.

Em 1975 e 1976, foram recebidos três C-130H e dois KC-130H (versão de reabastecimento em vôo). Essas aeronaves foram entregues ao 2º/1º Grupo de Transporte de Tropa.

Em 1987, foram adquiridos outros três C-130H. Finalmente em 2001, foram compradas 10 aeronaves C-130H da Itália. Estas últimas estão passando por um amplo processo de modernização, estão recebendo cockpit digital e um sistema de auto-defesa com chaffs e flares. Isto permitirá o emprego operacional destas aeronaves inclusive em zonas de combate, bem próximo a linha de frente ou com ameaça aérea inimiga.

Em sua história, a FAB operou 29 aeronaves C-130. Destas, estão operacionais 23. São missões do C-130 na FAB: transporte de carga, transporte de tropas, apoio ao programa antártico brasileiro, lançamento de pára-quedistas, reabastecimento em vôo e busca e salvamento.



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